terça-feira, 16 de setembro de 2008

"A Escrita e a Leitura no Hipertexto e Hipermídia".-Paula Lopes

· O que muda na alfabetização, no letramento, nos processos educacionais, na cultura digital? Como a escola pode lidar com a cultura do hipertexto? Como a Internet está mudando nossa relação com a leitura e a escrita? O computador e a Internet servirão de estímulo à leitura ou serão uma ameaça a ela?

Constata-se que na escola, o computador e a Internet pode sim, estimular a leitura, porém isso depende do uso adequado desses recursos, porque tanto as tecnologias antigas quanto as modernas necessitam da intervenção consciente do professor para que se alcance resultados positivos diante da aprendizagem, da leitura e da escrita. A preocupação do profesor deve centra-se na escrita, onde a escola deve fazer um trabalho com os alunos de forma que saibam separar o uso da escrita formal e prática dos meios virtuais da escrita na norma culta, necessária nos meios acadêmicos. Nesse contesto que se pode encontrar o hipertexto pois pode colocar o aluno como interseção de vários mundos e culturas diversas. Com o hipertexto o aluno pode ser autor em que pode cortar, deslocar, mudar a ordem e introduzir a própria escrita em ambientes abertos à cooperação e troca de experiências.

Referência:http://vivenciapedagogica.com.br/node/549

· Aprendizagem ATIVA qual é a melhor forma/proposta para ser usada em Sala de Aula e Por quê? Por que ela motiva mais que os Livros TEXTOS? Que dificuldades os leitores encontram na leitura apoiada por suportes virtuais? Que vantagens e desvantagens podem ser apontadas em relação à leitura apoiada por suportes virtuais? O hipertexto elimina a idéia da autoria?



Para a aprendizabem ativa ser trabalhada em sala de aula deve-se levar em consideração que o aluno não pode ser forçado a aprender, por isso é fundamental tornar os textos utilizados pelo professor interessantes e vívidos e isso só é possível através da interatividade. Pode-se alcançar a interatividade através de testes, auto-testes. Uma das características marcantes do hipertexto é a própria autoria, que nos meios impressos é mais formal e estática, permite ao aluno a produção de seus próprio texto. Em uma leitura on-line, ocorrem profundas mudanças no trato produção-leitor-autoria, já que o leitor é livre e é instigado a todo o momento a buscar novas fontes de informações, através de cortes, mudanças na ordem dos textos, fazendo ligação de idéias e introdução de seus próprios conceitos, bastando para isso um clique em um link. Dessa forma, no hipertexto, tanto autor quanto leitor tornam-se protagonizadores na produção de conhecimentos. E o leitor, na maioria das vezes dá sentidos imediatos aos textos, antes inimagináveis ao autor. O que se torna impossível de ser feito na mídia impressa. Ocorrendo assim, a socialização de vários aspectos da realidade humana através das tecnologias de informação e de comunicação.
Referência: Valdeni, FranciscoA Escrita e a Leitura no hipertexto e Hipermídia.Disponível em: http://vivenciapedagogica.com.br/node/549).


Então, vamos debater essas questões? o que acham?

Um comentário:

Rosangela disse...

Atividade realizada com sucesso!!!
abraços
rosangela